Se a vinha pudesse falar, talvez diria: “eu quis me expressar livremente, mas vivem me podando!”.
Sim, há muito trabalho de poda para conter o vigor excessivo da vinha e também possibilitar o melhor ambiente no vinhedo para o desenvolvimento saudável dos frutos.
Destaco aqui um tipo que faz parte dos trabalhos nos vinhedos após seu período de dormência.
POda verde
Conforme mencionado no artigo da Embrapa, denomina-se poda verde as operações efetuadas durante o período vegetativo da videira. Desde que efetuada com cautela e na época oportuna, poderá melhorar as condições do microclima dos vinhedos, possibilitando, com isso, a diminuição de doenças fúngicas, maior eficiência nos tratamentos fitossanitários e colheitas mais equilibradas. Entretanto, seus efeitos serão prejudiciais se realizada fora da época ou de forma abusiva, pois se estará reduzindo a capacidade fotossintética da videira.
A poda verde tem como objetivo equilibrar a vegetação (folhas e ramos) e favorecer o microclima do parreiral.
São eliminados o excesso de brotos e deixados cerca de 3 a 4 brotações, com uma boa distribuição ao longo de cada ramo e mais próximas às junções destes – para que recebam mais seiva que as folhas. Também retira-se manualmente algumas folhas – para a correta ventilação e incidência do sol.
Eu particularmente nunca tive a oportunidade de realizar a poda verde nas minhas experiências em vinhedos. Mas, isto logo vai acontecer!
No dia 8 de dezembro terei a oportunidade de praticar este importante trabalho durante Viagem de Estudos à Serra Catarinense V que faremos.
Quer participar conosco e viver esta experiência?
Confira aqui mais detalhes desse evento!
Saúde!
Marcia Amaral
Fonte da Informação:
https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Uva/UvasViniferasRegioesClimaTemperado/poda.htm
https://www.fazfacil.com.br/jardim/como-podar-conducao-da-videira/
Fonte da foto:
https://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/embrapa-disponibiliza-manual-ilustrado-de-poda-da-videira-175822
Um comentário em “Vivem Me Podando”