Rota e Passaporte Turístico

Uma ótima novidade para os enoturistas: foi instituída a Rota dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina, que abrange as vinícolas da Serra e do Meio-Oeste catarinense, pela lei estadual Nº 18.180 de 11/08/21.

Esta não é a primeira iniciativa nas duas regiões. Mas, a união dos esforços é muito positiva e espera-se que possa resultar em ações para o desenvolvimento sustentável para o turismo do vinho, na região de de altitude no estado.

O estabelecimento da Rota Turística Vinhos de Altitude tem como objetivo fomentar as atividades e a movimentação de turistas na região o ano todo, por meio de ações que promovam e divulguem informações sobre os produtores, os vinhos produzidos e os pontos turísticos das cidades que compõem a Rota. 

Junto a Rota foi instituído um passaporte turístico com os objetivos de:
a) promoção e a divulgação de informações turísticas da “Rota Turística Vinhos de Altitude de Santa Catarina”;
b) oficialização das informações turísticas da Rota em um material impresso, acessível e simplificado;
c) atribuição de maior visibilidade aos principais pontos turísticos dos Municípios que compõem a Rota;
d) o incentivo às pessoas praticarem o lazer turístico;
e) o Passaporte Turístico em si, como um documento de informações da Rota.

A boa notícia vem na sequência da concessão selo de Indicação Geográfica (IG) em julho de 2021, como Indicação de Procedência (I.P.) Vinhos de Altitude de Santa Catarina. A certificação, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma ou tem notoriedade na produção. 

Confira no mapa as localidades abrangidas pela I.P., os limites de latitude e longitude e também as vinícolas e vinhedos que fazem parte da associação Vinho de Altitude.

Como pode se observar pelo mapa, a região abrangida pelo I.P. é bastante grande, se estende além das regiões da Serra e do Meio Oeste, o que possibilita a outros estabelecimentos vitivinícolas a se enquadrarem às normas que regulamentam a I.P. Vinhos de Altitude de Santa Catarina e também se beneficiarem do reconhecimento da I.P. – além daqueles vinculados na mencionada associação de classe.

Ficou com vontade de colocar em uso o passaporte?
Nós podemos ajudar!
Em breve retomaremos às atividades de experiências enoturísticas e certamente a Rota Turística Vinhos de Altitude de Santa Catarina estará nas opções de destino.
Conte aqui suas expectativas em relação ao enoturismo para que possamos ajudar a encontrar as melhores experiências!

Saúde!
Marcia Amaral

2 comentários em “Rota e Passaporte Turístico

Deixe um comentário