I.P. Pinto Bandeira

A localidade de Pinto Bandeira já é reconhecida pela qualidade de seus espumantes, os quais ajudaram na reputação necessária para o reconhecimento com a Indicação de Procedência (IP) em 2010.

Mas, não é só de espumante que se faz esta IP! Vinho tintos, brancos e espumante Moscatel também podem ser contemplados com o reconhecimento da IP Pinto Bandeira.

Porém, para poderem carregar o nome da localidade com o selo que caracteriza a IP eles devem ter seguido regras bem específicas, como:

  • No mínimo 85% das uvas devem ser produzidas na área delimitada: 81,38 km2, abrangendo os municípios de Pinto Bandeira, Farroupilha e Bento Gonçalves;
  • A produção dos vinhos é concentrada na área delimitada;
  • Atenderem os requisitos específicos para a produtividade dos vinhedos e a qualidade da matéria-prima para vinificação;
  • Os espumantes finos são elaborados exclusivamente pelo “Método Tradicional”, com as variedades Chardonnay, Pinot Noir, Riesling Itálico e Viognier;
  • O moscatel espumante é elaborado a partir das variedades Moscato Branco, Moscato Giallo, Moscatel Nazareno, Moscato de Alexandria, Malvasia de Candia e Malvasia Bianca;
  • Os vinhos finos tintos de maior destaque são varietais de Ancellota, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinotage, Sangiovese, Tannat e Pinot Noir;
  • Dentre os vinhos finos brancos têm destaque o varietal Chardonnay, Gewurztraminer, Malvasia Bianca, Malvasia de Candia, Moscato Branco, Sauvignon Blanc, Moscato Giallo, Viogner, Peverella, Riesling Itálico, Sémillon e Trebbiano.
  • Os vinhos são autorizados para comercialização somente após terem sido submetidos aos controles do Conselho Regulador da IP, garantindo a atestação de conformidade em relação aos requisitos estabelecidos no Regulamento de Uso, o qual estabelece parâmetros de produção, características do vinho o qual deve passar por análise organoléptica para avaliação da qualidade.
  • Cada garrafa de vinho da IP Pinto Bandeira possui um selo de controle numerado, o que possibilita a rastreabilidade dos produtos.

Assim como no próprio conceito da Indicação Geográfica na qualidade de Indicação de Procedência, não há uma caracterização das características organolépticas definidas que identifiquem a tipicidade dos produtos desta origem. Contudo, observa-se a grande preocupação com a qualidade – o que deveria nortear qualquer origem.

Portanto, um selo que identifique a Indicação de Procedência Pinto Bandeira em uma garrafa pode ser uma boa indicação do que esperar do vinho: padrão de qualidade.

Recentemente estive em viagem à Serra Gaúcha e tive oportunidade de visitar em Pinto Bandeira os únicos vinhedos da Cooperativa Vinícola Aurora que pertencem à empresa, uma vez que todos os demais são propriedades dos cooperados.

O local abriu às portas para visitas recentemente e estava em obras quanto estive lá. Então, nossa visita concentrou-se nos vinhedos. Dos quais podemos avistar as propriedades vizinhas com a principal cultura de Pinto Bandeira: o pêssego.

Ali nos vinhedos, totalmente em conexão com o terroir, degustamos um Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico.

Como o selo de IP Pinto Bandeira é uma boa referência do que esperar em qualidade, comprei no local um espumante sur lie (somente vendido ali) para apresentar na degustação-guiada Lado B do Vinho Gaúcho no dia 10 de setembro, em Florianópolis.
Estou ansiosa por provar este exemplar de 2017 que é um corte de Chardonnay, Pinot Noir e Riseling Itálico e descobrir como ele evoluiu sobre suas borras neste tempo.

Um espumante com tal perfil, cujas características organolépticas poderão variar a cada garrafa aberta, somente é possível porque o selo da IP Pinto Bandeira define a qualidade, mas não limita a expressão.

A conferir!

Saúde,
Marcia Amaral

Fontes de Referência:

EMBRAPA UVA E VINHO. Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil, IP Pinto Bandeira. Disponível em < https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/indicacoes-geograficas-de-vinhos-do-brasil/ig-registrada/ip-pinto-bandeira> Acesso em 22/08/22.

INPI. Documentos para pedido de Reconhecimento pelo INPI, Indicação de Procedência Pinto Bandeira. Disponível em < https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/indicacoes-geograficas/arquivos/cadernos-de-especificacoes-tecnicas/PintoBandeira.pdf> Acesso em 22/08/22.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s